quarta-feira, 22 de julho de 2009

Atividade 1.1


Olá, colegas, me chamo Luciana e trabalho na Escola Estadual Maria Auxiliadora, e estou muito feliz em poder participar deste curso, e com grandes expectativas em relação ao mesmo. Espero conhece-los, desde já um super beijo a todos.

Atividade 1.2

Quem sou eu enquanto professor e aprendiz?

Vivemos em meio a uma diversidade de informações disponíveis para todos e de diversas formas. observo que é necessário, buscarmos novos conhecimentos, novas possibilidades a fim de envolvermos nossos alunos nesse mundo multicultural, para que eles expandam seus conhecimentos, se tornem cidadãos que se adequem as necessidades que lhes são impostas nesse mundo em constante mudança.
Procuro, na medida do possível, estar me atualizando, para que eu possa dar minha contribuição. A medida que convivemos dia a dia com nossos alunos, temos a possibilidade de descobrir quais são suas necessidades, seus interesses e dessa forma, é possível nos amoldarmos, seja no que se refere ao conteúdo, novas metodologias de ensino e aprendizagem. Não devemos de maneira nenhuma desconsiderar suas opiniões, pensamentos, pois estes também são também um auxílio para decidirmos qual caminho iremos enveredar nesse processo de ensino e aprendizagem.
Portanto, quando trabalhamos em harmonia, com união, interatividade e somando-se num processo de interdisciplinaridade, com certeza o processo de ensino-aprendizagem é muito mais satisfatório e proveitoso.

terça-feira, 21 de julho de 2009

Atividade 1.3 (Diário de Bordo)

Pensar o papel do educador nos dias atuais é pensar uma nova educação que será amparada por uma gama de tecnologias. É pensar um profissional atualizado, sempre com novidades e ancorado às ciências como um todo. É pensar uma escola remodelada, onde os saberes se convergem e se entrelaçam, formando o grande tecido do conhecimento. É preciso estar preparado. Cabe a cada um procurar se familiarizar e também estar inserido no mundo da informatização e da informação para atingir com destreza o objetivo de educar.

Atividade 1.4 (Fórum)

O professor Ladislau Dowbor aponta caminhos para uma nova educação no Brasil onde precisa ser repensado o papel do professor e o papel da escola, dando encaminhamentos para pensarmos numa escola mais ampliada, além-muros do repasse do conhecimento. Há a necessidade de uma re-qualificação do profissional da educação para que este se integre no mundo das novas tecnologias. Assim, será possível ao professor articular o conhecimento paradidaticamente, dada a complexidade da atualidade e a gama de informações que recebemos diuturnamente. A escola seria, assim, o meio de aprendizagem de como selecionar o conhecimento, de como organizar essas informações cientificamente.

Atividade 1.5 Técnologias na Escola "Maria Auxiliadora"

Ativividade 1.6

Revisão de conteúdos
Esta atividade foi realizada pela professora de Matemática com os alunos das oitavas séries da Escola Estadual Maria Auxiliadora. Para a atividade, o professor em questão pediu que os alunos usassem o software Equação para correção de exercicios previamente resolvidos em sala de aula.
A professora levou os alunos para o laboratório de Informática da Escola, usando duas aulas com cada turma para correção de exercícios deixados para casa e feitos em sala. Durante a aula no Laboratório de Informática, a professora apenas auxiliou os alunos que tinham dúvidas sobre a matéria estudada e sobre o sofware, deixando que eles mesmo corrigissem a Lista.
Cada aluno consultava o resultado final da equação utilizando o software e, em caso de respostas divergentes, contavam com o auxilio da professora para a correção do mesmo. Os resultados foram plenamente satisfatórios.

Atividade 1.7



Projeto “Inclusão digital e Melhor idade”Vivendo em um mundo globalizado, onde a informação é transmitida quase que instantaneamente e a tecnologia avançando vertiginosamente, olhando para a comunidade da “melhor idade” de Alto Araguaia que, sem trazer presente as dificuldades, não teve oportunidade de ter maior contato com a informática, percebeu-se a necessidade de um projeto que visasse atender essa demanda incluindo os idosos na vida digital.
O público alvo é atendido uma vez por semana numa aula de 1h onde o técnico do LIED da Escola Estadual Maria Auxiliadora os auxilia no uso do computador. São utilizados jogos pedagógicos para trabalhar a coordenação motora, textos para serem digitados no editor de textos, acesso à internet, dentre outras atividades.
Nota-se uma certa resistência de alguns em participar das atividades, porém, o convite é aberto à comunidade em geral e principalmente ao grupo que se reúne na Escola Estadual Maria Auxiliadora nas sextas-feiras para confraternizar-se. Aqueles que abraçaram o projeto apresentam avanços significativos no uso da máquina.
Com essa atividade, tem-se obtido resultados interessantes. Percebeu-se que alguns do grupo se motivaram a usar o computador em casa para pesquisas, jogos educativos e outras atividades.

Atividade 1.8 Unidade 1